Get Adobe Flash player

Ermida de S. Pedro

S. Pedro distingue-se pela sua situação no cimo de uma colina sobranceira à vila e fala-nos do presente, mostrado ao olhar toda a graça, harmonia e vastidão da paisagem que à volta se descobre: Vidigueira e Vila de Frades como que unidas num todo único.

O terreiro da Ermida de S. Pedro é verdadeiramente um miradouro único e o seu encanto reside principalmente na vista que oferece. Sítio ideal para festejos populares, com arraial e diversões de vária natureza, S. Pedro tem já nesse campo uma tradição notável que hoje continua e até ultimamente tem recebido novos impulsos.
A ermida confirma o carácter popular de S. Pedro. Simples e despretensiosa, oferece a graça da sua alvura louça e a frescura do riso que parece fluir sem a marca do tempo.
À frente, um alpendre a que se sobe por três degraus, protege a porta da capela e, se necessário, o visitante contra a chuva ou contra o sol. Atrás, o arredondado a abside quebra a linearidade do conjunto, mas estabelece uma certa correspondência com os arcos rasgados do alpendre frontal.